O cantor e compositor Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos no Rio de Janeiro. Ele voltou a ser internado em estado grave no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, na segunda, e chegou a ser intubado nesta manhã. Até o momento, a causa da morte não foi divulgado. Considerado um dos pioneiros do rock nacional e da Jovem Guarda, Erasmo recebe diversas homenagens de autoridades, famosos e políticos brasileiros. Nas redes sociais, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, disse ter recebido “com tristeza” a notícia da morte do ídolo brasileiro, que “continuava sendo um dos maiores músicos da história de nosso país”. “Professor de vários artistas de sua geração, marcou o rock nacional com seu talento, criatividade e seu lado humano. Em nome do Congresso Nacional, expresso meus sentimentos aos familiares, amigos e aos muitos fãs”, escreveu o chefe do Parlamento, no Twitter.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também usou a rede social para lamentar a morte do cantor, ao falar sobre o “extremo talento” do compositor. “Tremendão, amigo de fé, irmão camarada, cantou amores, a força da mulher e a preocupação com o meio ambiente. Deixa saudades e dezenas de músicas que sempre estarão em nossas lembranças e na trilha sonora de nossas vidas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Erasmo Carlos”, afirmou Lula. Entre os famosos, o diretor Boninho foi um dos primeiros a homenagear Erasmo, com publicação também nas redes sociais. “Meu adeus ao querido Tremendão. Erasmo leva seu sorriso e o rock para o céu! Saudades”, escreveu no Instagram. O músico Tico Santa Cruz também prestou homenagem e falou sobre dia triste para a música brasileira. “Agradeço aos Deuses das artes por ter me dado o privilégio de ter conhecido, abraçado, conversado e encontrado esse homem pelo caminho.“
Veja abaixo outras manifestações e homenagens:
Perdemos hoje um dos gigantes da música brasileira. Vá em paz, Erasmo Carlos. Que Deus conforte a família e os amigos. pic.twitter.com/K0mKIlYqZZ
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) November 22, 2022
Lamento muito o falecimento de Erasmo Carlos. Sempre fui muito fã e tive o prazer de o encontrar pessoalmente muitas vezes. Suas músicas embalaram multidões por todo o Brasil e fazem parte de nossa história. Meus sentimentos à família, amigos e fãs. pic.twitter.com/qQxckmakBP
— Ciro Gomes (@cirogomes) November 22, 2022
Que dor!
O Brasil perde mais um grande nome da música. Erasmo Carlos, cantor e compositor, morreu hoje no Rio de Janeiro. Que seu legado seja lembrado em arte e celebrado na nossa cultura. Todo amor para a família, amigos e fãs!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) November 22, 2022
Meu adeus ao querido Tremendão. Erasmo leva seu sorriso e o rock 🎸 para o céu! Saudades 🙏🙏 https://t.co/BWQxJuDYzf
— J.B. Oliveira (@boninho) November 22, 2022
Recebo com tristeza a notícia da morte do cantor e compositor Erasmo Carlos que, aos 81 anos, continuava sendo um dos maiores músicos da história de nosso país. Professor de vários artistas de sua geração, marcou o rock nacional com seu talento, criatividade e seu lado humano.(+)
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) November 22, 2022
Erasmo Carlos, muito além da Jovem Guarda, foi cantor e compositor de extremo talento, autor de muitas das canções que mais emocionaram brasileiros nas últimas décadas. Tremendão, amigo de fé, irmão camarada, cantou amores, a força da mulher e a preocupação com o meio ambiente.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) November 22, 2022
Comments