O jovem talento brasileiro João Fonseca, que tem atraído a atenção de especialistas e grandes nomes do esporte, foi elogiado pelo lendário Novak Djokovic, que o comparou com Gustavo Kuerten, além de expressar otimismo em relação ao futuro do carioca no tênis. “Sou fã do jogo dele. Também o observei no ano passado. Acho que em uma das minhas entrevistas para a ATP, eu disse que via um pouco do meu jogo no jogo dele, principalmente quando eu tinha a idade dele, quando você não se importava em tentar as jogadas, apenas mostrava do que era capaz”. “Ele definitivamente tem o que é preciso. Ele mostrou isso ontem à noite [terça-feira (14)] em um grande palco para ir muito longe. O futuro é brilhante para ele, sem dúvida, se ele continuar assim”, pontuou o sérvio. Um dos momentos marcantes da carreira de Fonseca até agora foi sua vitória impressionante sobre o russo Andrey Rublev, que ocupa a nona posição no ranking mundial.
Djokovic elogiou a capacidade de Fonseca em jogar sob pressão. O sérvio enfatizou a importância de o Brasil ter um jogador de alto nível como Fonseca. “Tenho acompanhado sua ascensão e adoro como ele joga os pontos importantes. Corajoso, bate muito bem, é um jogador completo. O Brasil é um país enorme. É muito importante para o nosso esporte ter um jogador muito bom vindo do Brasil. Acho que o País não tem um jogador desse calibre desde Guga Kuerten. É um momento empolgante para o Brasil, mas também para todo o mundo do tênis, porque um jogador e uma pessoa tão jovens serem capazes de jogar tão bem em um grande palco é impressionante”, exaltou.
O atual número 3 do mundo, Carlos Alcaraz, também elogiou o prodígio brasileiro: “O que eu posso falar sobre isso? É algo incrível a maneira como ele jogou em sua primeira partida de Grand Slam contra um top 10. A maneira como ele entrou para o jogo e como lidou com tudo, com o nervosismo e o duelo em geral. Tudo foi fantástico”. “Tenho que tomar cuidado com ele. Ele vai crescer e estamos apenas no começo do ano. Foi uma vitória em Grand Slam, mas com certeza ele vai continuar assim. Vamos colocar João Fonseca entre os nomes dos melhores jogadores muito em breve”, completou o espanhol.
Lorenzo Sonego, próximo desafio de João no Australian Open, também comentou sobre o brasileiro. “Joguei contra ele no ano passado em Bucareste, é um tenista extremamente talentoso. E certamente sua evolução será muito rápida, como está fazendo nos últimos meses. Ele venceu várias partidas seguidas e está jogando um grande tênis”. O italiano ainda comparou o compatriota Jannik Sinner com Fonseca. “São dois jogadores parecidos, que impõem um ritmo forte e sacam muito bem”. Atualmente, o brasileiro ocupa a 112ª posição no ranking, mas é esperado que ele avance para o Top 100 após sua participação no torneio da Austrália.
Comentarios