top of page

Economia brasileira deve crescer 2,2% em 2025, diz Banco Mundial




A previsão do Banco Mundial indica que a economia brasileira deve registrar um crescimento de 2,2% em 2025. De acordo com o relatório intitulado Perspectivas Econômicas Globais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve encerrar o ano de 2024 com um aumento de 3,2%. Para 2026, a expectativa é de um crescimento ligeiramente superior, de 2,3%. Os países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil, enfrentarão desafios significativos para alcançar o nível de crescimento das economias mais avançadas. A projeção para a economia global é de um crescimento de 2,7% nos anos de 2025 e 2026. Embora os países em desenvolvimento mantenham uma taxa de crescimento de 4% nos próximos dois anos, esse índice é considerado insuficiente para promover uma redução efetiva da pobreza.


O relatório do Banco Mundial também menciona fatores que influenciam o crescimento econômico, como as elevadas taxas de juros no Brasil e no México, a desaceleração da demanda proveniente da China e o aumento do superávit comercial da Argentina. A previsão de crescimento de 2,2% para o Brasil é comparável à do Chile, enquanto é superior à do México, que deve crescer apenas 1,5%, e inferior à da Argentina, que projeta um crescimento de 5%. Além disso, o documento apresenta um cenário otimista para a região da América Latina e do Caribe, com um crescimento estimado de 2,5% em 2025 e 2,6% em 2026.


Esse crescimento é impulsionado pela recuperação econômica da Argentina e pela normalização das taxas de juros na região. Por fim, o Banco Mundial adverte que os próximos 25 anos representarão um período desafiador para as economias em desenvolvimento. Entre os obstáculos estão os altos níveis de endividamento, a baixa taxa de crescimento dos investimentos e o aumento dos custos associados às mudanças climáticas, que podem impactar ainda mais o desenvolvimento econômico dessas nações.

Comments


bottom of page