top of page

Trump diz que vai revogar decretos ‘radicais’ de Joe Biden




O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que revogará todos os decretos que considera radicais da administração de Joe Biden, que se encerra nesta segunda-feira (20). A declaração foi feita em meio a um clima de expectativa e frio intenso em Washington, onde Trump assume seu segundo mandato não consecutivo como 47º presidente do país. As cerimônias de posse, que tradicionalmente ocorrem ao ar livre, foram transferidas para dentro do Capitólio devido às baixas temperaturas, o que limitou a presença do público.


A cidade de Washington está repleta de visitantes, com a taxa de ocupação hoteleira em alta, enquanto uma forte operação de segurança foi montada, com mais de 25 mil agentes nas ruas. A segurança foi reforçada após Trump ter sido alvo de dois atentados recentemente. Após o juramento, Trump participará de um almoço inaugural com líderes do Senado e da Câmara dos Representantes. O tradicional desfile em carro aberto pela Pensilvânia Avenue foi cancelado devido ao frio, e um evento será realizado na Capital One Arena, onde Trump fará seu primeiro discurso como presidente efetivo.


Analistas e conselheiros de Trump indicam que o primeiro dia de seu mandato será marcado por uma série de ordens executivas, incluindo a revogação do banimento do TikTok e medidas relacionadas à imigração. A posse de Trump é vista como uma reafirmação de sua liderança em um movimento político, além de um governo, destacando sua comunicação populista em um cenário polarizado. A estratégia de Trump é consolidar seu capital político, reforçando sua identidade populista e aprofundando a polarização como método de governabilidade.

Comentários


bottom of page